Páginas

sexta-feira, 12 de abril de 2013

40 Anos do Celular

evolucaocelular

“Joel, aqui é o Marty. Estou ligando para saber se você me ouve bem (...) Estou ligando para você de um telefone celular. Mas um celular de verdade, portátil e que cabe na mão”

Essas foram as primeiras palavras ditas em um telefone celular, no dia 3 de abril de 1973, e foram ditas por Martin Cooper, engenheiro sênior da Motorola, o inventor dessa tecnologia. Joel Engel era seu principal concorrente, diretor da Bell Labs, inventor do telefone móvel, só que fixo em automóveis.

Desde então, com a evolução do celular, as empresas estão sempre pensando em novos recursos, melhores tecnologias, inovação.

Primeiramente a idéia foi tornar os aparelhos menores, pois o primeiro, o “DynaTAC” pesava por volta de 1Kg, e era um legítimo “tijolão”. E então foi trabalhado cada vez mais para torná-los menores, mais funcionais. E então, 40 anos depois, eles voltam a ser grandes. Vai entender.

Inicialmente, o celular só realizava chamadas, sua tecnologia era conhecida como 1G. Em seguida, veio a tecnologia 2G que permitia, a troca de mensagens sms e mms. E a tecnologia 3G, como todos sabem, permite que o aparelho se conecte à internet, conectando o usuário ao mundo, através das redes sociais. E a tecnologia 4G, que é a mais recente, permitindo velocidade de conexão até 10 vezes mais rápida que a 3G.

Fato é que, pode até ser que há 40 anos atrás não, mas hoje em dia, existem 7 BILHÕES de Aparelhos Celular no mundo, isso equivale a atual população mundial. É muito aparelho, muita gente conectada, a sociedade vive o mundo inteiro em tempo real, a informação é rápida, as pessoas não vivem sem.

Será que Martin Cooper imaginou que o celular que ele havia criado, que pesava 1kg, a bateria demorava 10 horas pra carregar e só durava 30 minutos em chamada, seria algo tão importante pra humanidade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário